
SEIS PERFIS EM BUSCA DE UMA PLATAFORMA
ESTREIA fevereiro/2025
DURAÇÃO 80 minutos
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 16 anos

FICHA TÉCNICA
realização: Grupo Tripé e Grupo Liquidificador
direção e dramaturgia: Fernando de Carvalho
elenco: Ana Quintas, Fernanda Alpino, Gustavo Haeser, João Pedreira, Kamala Ramers e Larissa Souza
texto: transcriação de Fernando de Carvalho à partir de "Seis personagens à procura de um autor", de Luigi Pirandello
trilha sonora original: Mattoso Ribeiro
iluminação: Ana Quintas e Larissa Souza
cenografia: Marley Oliveira
projeções: Aníbal
figurinos: Tripé & Liquidificador
design gráfico: Manuella Leite
fotos: Tatiana Reis
estagiária de direção: Briza Mantzos
estagiária de produção: Rafaela Dirani
estagiário de iluminação: Theo Lacerda
direção de produção: Gustavo Haeser
coordenação de produção: Ana Quintas
produção executiva: Gustavo Haeser e Kamala Ramers
gestão administrativa e financeira: Elisa Mattos | Desvio Produções Culturais
apoio: Administração do Guará, Andaime Cia de Teatro, Empório Cultural - ETMB, Espaço Multicultural Casa dos Quatro, Espaço Pé Direito, Guinada Produções e Instituto de Artes da Universidade de Brasília
SINOPSE
Seis perfis fakes da internet ganham corpos reais e resolvem invadir o ensaio de uma famosa companhia teatral para entender mais sobre os costumes dos seres humanos. Agora no teatro, os perfis fakes antes abandonados desejam entender sobre o jogo de atuação tão comum da humanidade. Ao pedir ajuda aos artistas para a transformação total em seres reais, os perfis enfrentam a oposição da diretora e seu ator principal, que ao se depararem com tamanho absurdo, não os recebem da forma como eles gostariam. Com humor e ares de ficção científica, a história gira em torno de reflexões filosóficas importantes sobre o que hoje podemos considerar real/corpo, o que seria fake/virtual e se há de fato uma divisão possível no mundo atual.
RELEASE
Criada em coprodução entre o Grupo Tripé e o Grupo Liquidificador em 2024 e 2025, a peça propõe uma experiência imersiva e crítica sobre os tempos digitais. Com dramaturgia e direção assinadas por Fernando de Carvalho — parceiro artístico de Zé Celso em Fausto e Héliogabalo —, o espetáculo é uma transcriação do clássico Seis Personagens à Procura de Um Autor, de Luigi Pirandello, e discute os limites entre o real e o virtual, o corpo e a identidade, a consciência e os atos digitais. Na trama, seis perfis fakes de internet ganham materialidade e invadem o ensaio de uma prestigiada companhia teatral. Certos de que apenas estrelando uma peça poderiam se tornar verdadeiramente humanos, eles pedem ajuda aos artistas, mas enfrentam resistência da diretora e do ator principal. Com ares de ficção científica, o espetáculo conduz o público a reflexões filosóficas sobre as fronteiras entre o que hoje podemos considerar real e fake — ou se essas categorias ainda fazem sentido. Além de discutir as fronteiras entre corpo e virtualidade, "Seis Perfis..." aborda as consequências de nossas ações no espaço digital. A trama atravessa temas como fetiches, vícios virtuais e as ambiguidades morais que permeiam nossas interações online. A peça culmina em uma grande catarse visual, conduzindo o público para um metaverso onde as barreiras entre realidade e ficção se dissolvem completamente.
TRAJETÓRIA
Estreou em fevereiro de 2025 no Teatro Anna Noceti do Empório Cultural, realizando 10 apresentações com financiamento do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal.